Os 10 mandamentos para um networking eficaz

Os 10 mandamentos para um networking eficaz

Geralmente, nós donos de empresas participamos de muitas reuniões ao longo do dia. Essas reuniões podem e devem ser utilizadas para criar redes de contatos, e se forem bem usadas, essas listas irão trazer possíveis novos negócios para a sua empresa.

Não esqueça que “As pessoas compram de pessoas que gostam e conhecem”.

Toda vez que você for chamado para algum evento de qualquer tipo, seja inauguração de lojas, festas corporativas e etc, esteja pronto para encontrar possíveis sócios ou compradores. 

Não desperdice a oportunidade de criar conexões. É sobre isso que falaremos neste artigo. 

O que é networking?

O networking é a prática de criar relações profissionais, usando essas relações para alguma finalidade específica. Essa rede de contatos é de suma importância para partilhar serviços e informações relevantes com profissionais do seu nicho.

Conheça os 10 pontos que você deve dominar para obter resultados em suas reuniões de networking

  1. Você precisa ter em mente quantos cartões quer coletar nesse evento e quantos você pretende deixar. Crie metas;
  2. Tenha um roteiro de networking, você não precisa decorá-lo, mas é importante saber e entender o que tem que ser dito;
  3. O roteiro deverá sempre ser o mais natural possível durante a conversa, nada forçado;
  4. Seja direto, mostre que você quer chamar o possível cliente para o próximo passo. Pergunte se você pode enviar uma apresentação profissional, por exemplo;
  5. Não perca o foco. Lembre-se: você tem um objetivo;
  6. Seja notado, mostre que você está ali por um motivo específico. Seja agradável;
  7. Você deve ter um roteiro para encerrar conversas com quem não quer fechar negócio com você. Bater papo apenas não é o objetivo;
  8. Seja profissional, energético e forte;
  9. O roteiro de apresentação é o mais importante. “Quem sou eu?” – Mostre que você é um vencedor;
  10. Divirta-se enquanto está correndo atrás dos seus objetivos. Não é porque faz parte do negócio que não pode ser divertido.

E para finalizar…

Depois do evento, veja quantos cartões você entregou e quantos recebeu. Tome iniciativas imediatamente, não deixe para depois, pois as pessoas terão tempo de se esquecer de você e isso de longe não faz parte dos seus objetivos e metas. 

Não se esqueça que o networking precisa ser feito com frequência, o sucesso do seu negócio está relacionado diretamente às pessoas. Aproveite as redes sociais e sempre faça novas listas de contato.

Esperamos que siga esses mandamentos e consiga criar inúmeras redes de contato, isto é, uma forte rede de networking.