O que você paga em marketing e publicidade é realmente um investimento?

Campanhas de marketing

Você sabia que algumas campanhas de marketing simplesmente não funcionam?

Quer dizer que você pode estar gastando sem receber nada em troca. Mas se você pensar sobre isso, muitas vezes você percebeu que seu anúncio na revista não funcionou de verdade, no entanto, aquele vídeo no Facebook funcionou bem.

Essas métricas têm muito a ver com testar. Você precisa testar o que funciona com o seu público alvo e sua persona. Veja como você pode fazer esses testes:

1. Pergunte às pessoas como elas conheceram seu negócio

Essa é uma ótima maneira de saber onde o nome do seu negócio é mais citado. Sabendo de onde seus clientes vieram é mais fácil investir em anúncios naquele local, evitando continuar investindo em um canal que não dará retorno. 

Os seus clientes podem ter conhecido sua empresa por vários meios, criando uma lista de possíveis locais garante que você tenha em suas mãos dados reais de onde o marketing da sua empresa foi mais efetivo.

2. Reduzir, otimizar e aumentar

Veja onde seu anúncio não está funcionando e retire do ar imediatamente. Se o seu anúncio não te traz clientes, significa que ele não está trazendo lucro, logo se torna inútil.

Reduza os anúncios que não trazem lucro, otimize os que trazem clientes eventualmente e aumente os que dão resultados efetivos.

3. Teste por bastante tempo

Tenha certeza que as novas estratégias estão dando certo, compare os números e observe se vale a pena e se houve uma melhora nos anúncios. Caso a estratégia não esteja trazendo o resultado esperado, faça o mesmo processo: pergunte, análise, reduza o que não dá certo, otimize e aumente os anúncios que trarão mais resultados efetivos.

Não esqueça da frequência, sempre esteja atento ao que acontece. Você sempre pode mudar as estratégias. 

4. Avalie sua taxa de conversão

Você sabe o que é taxa de conversão? Essa é uma métrica importantíssima usada para descobrir o quanto o seu público realmente consome seu serviço e gera resultados para o seu negócio.

Como fazer isso? É fácil. O cálculo é feito em porcentagem, então é uma divisão de número de conversões por número de visitantes. 

5. Deixe suas atividades de conversão funcionar

Monitore as conversões. Os resultados devem aparecer no primeiro mês da nova estratégia. Faça as contas todo mês, não esqueça.

Uma boa taxa de conversão irá fazer a sua empresa ficar conhecida e gerar muitas vendas. O lucro deverá aumentar consideravelmente. 

6. Diversificar

É a hora de comparar. Quais foram as táticas que te trouxeram mais resultados? Continue usando elas, mas eventualmente mude a “cara” dos anúncios, isso faz toda a diferença.

Corte os anúncios que são irrelevantes para o seu negócio, não continue algo que dá mais prejuízo do que lucro. Você poderá investir nos anúncios mais efetivos, trazendo um retorno muito maior.

Espero que leve essas dicas para o seu negócio, você com certeza não irá se arrepender. É muito importante cortar gastos que não trarão retorno, assim como é fundamental investir no que traz retorno efetivamente.